Dinheiro para pedalar? Projeto vai testar bonificação para quem usar bicicleta em Fortaleza
- 11/11/2024
- 0 Comentário(s)

Iniciativas de inovação querem ampliar a quantidade de usuários do modal na cidade
Fortaleza deve receber, neste mês, um projeto para testar um modelo de bonificação monetária para quem utilizar bicicleta. Na prática, quanto mais pedala, mais a pessoa acumula pontos. Além da remuneração por quilômetro pedalado, a expectativa é que um aplicativo credenciado possa oferecer prêmios, como brindes ou cupons de desconto de patrocinadores.
A ideia foi um dos três projetos selecionados pelo edital de inovação aberta do programa Pedala Mais, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), com valor global de R$174,5 mil, conforme o Diário Oficial do Município (DOM).
O aplicativo de bonificação teria como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte diário. Para isso, os usuários poderiam se cadastrar no app para registrar e validar viagens feitas tanto com bicicletas próprias quanto com o sistema Bicicletar.
Segundo o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, o aplicativo terá um algoritmo para identificar se o usuário está se locomovendo a pé, de carro ou de bicicleta. “Ele registra aquela viagem e a partir daí se controla o quanto pedalou e se pode pensar em uma política de remuneração, de premiação, de bonificação, que algumas cidades já estão fazendo”, detalha.